Trabalho Matemática Aplicada II
Disciplina: Matemática Aplicada I
Atividade Colaborativa
NOME
RA
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Matemática Aplicada I
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Matemática Aplicada I – Ciência da Computação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
2013
1. Apresentação e definição dos conceitos ligados o número de Euler.
A relação criada pelo matemático suíço Leonhard Euler possui extrema importância na determinação do número de arestas, vértices e faces de qualquer poliedro convexo e alguns não convexos. Essa relação permite que os cálculos sejam realizados no intuito de determinarmos o número de elementos de um poliedro. A fórmula criada por Euler é a seguinte:
V – A + F = 2, onde V = número de vértices, A = número de arestas e F = número de faces.
Exemplo
Determine o número de faces de um sólido que possui 10 arestas e 6 vértices.
Resolução:
V – A + F = 2
6 – 10 + F = 2
-4 + F = 2
F = 4 + 2
F = 6
Portanto, o sólido possui 6 faces.
2. Apresentação da história do Número de Euler.
Durante milênios o homem usou e ainda utiliza os números para contar, medir, calcular bem como estabelecer relações entre grandezas (comprimento, área, volume etc.). A curiosidade natural do homem e a necessidade de se relacionar economicamente o conduziram a especular as características, a natureza e as propriedades dos números.
É necessário conhecer como também compreender os mecanismos de funcionamento, bem como, as interações intrínsecas e extrínsecas do fenômeno chamado número. Desvendar o véu de suas relações com as coisas cósmicas, torna-se necessário e cada vez mais