trabalho matematica aplicada
Nesse trabalho, veremos um pouco da história das funções polinominais, como ela é utilizada, e suas definições. Resolveremos alguns exercícios para entendimento dos cálculos. Veremos também, Derivadas onde poderemos estudar suas propriedades através de métodos algébricos.
Não se sabe ao certo quando foi utilizada uma equação polinominal pela primeira vez.
Acredita-se que o primeiro registro da equação polinominal do 2º grau foi feita por um escriba, em 1700 a.C. aproximadamente, em uma tábua de argila,através de palavras e que fornecia somente uma raiz positiva.
No decorrer da história vários problemas envolvendo equações polinominas instigaram a curiosidade de grandes matemáticos como Nicoló Fontana (Tartáglia), Ludovico Ferrari, Isaac Newton, dentre outros.
O modo como foi descoberta a resolução da equação de 4º grau é bem curiosa. Antigamente eram comuns disputas entre matemáticos, nas quais se trocavam desafios. Em um dessas ocasiões, certo matemático submeteu Gregori Cardano (grande “escritor” de matemática da época) a uma questão de 4º grau.
Após várias tentativas sem êxito, Cardano passou a questão ao jovem Ferrari que, num lampejo de gênio, encontrou o método geral para a solução das equações de 4º grau, que foi publicado por Cardano no maior compendio algébrico da época: Ars Magna. Os polinômios são expressões algébricas cuja forma canônica é: a0xn + a1xn-1 + a2xn-2 + ... + an-1x + an, (n natural, e ai ∈ IR, para todo 0 ≤ i ≤ n).
O maior expoente (n) da incógnita de uma expressão algébrica em sua forma canônica é dito grau do polinômio. Exemplo: a equação polinomial x³ + 6x² - x + 3 é de terceiro grau, pois seu maior expoente é 3. Os números a0... , an são denominados de coeficientes do polinômio e o termo a 0 de coeficiente constante (ou termo independente).
Outra definição interessante é que equações envolvendo expoentes negativos ou fracionários não são polinômios.
Expresse o texto por uma relação. Dê o