Trabalho MArketing
Inspiração: Tudo leva a crer que foi a Zori, típica sandália de dedo feita de palha de arroz e usada pelos agricultores japoneses, a real fonte de inspiração para a criação das sandálias HAVAIANAS no dia 14 de junho de 1962 pela empresa Alpargatas São Paulo.
O primeiro modelo das Havaianas foi lançado em 1962. Desde seus anos iniciais, a empresa convive com as falsificações. O slogan “Havaianas, as legítimas”, continua sendo um dos mais famosos da história da marca. Segundo Rui Porto, consultor de comunicação da Alpargatas, dona das Havaianas, a legitimidade foi um dos principais fatores para o avanço da empresa, mas a inovação foi fundamental e segue sendo a aposta das Havaianas para crescer.
Por mais de 30 anos, as sandálias de palmilha branca e tiras coloridas, que nos anúncios eram destacadas por “não soltarem as tiras e não terem cheiro”.
“Mas, nos anos 90, quando o modelo tradicional ainda era visto como um produto de caráter utilitário, usado principalmente pelas empregadas domésticas, a empresa viu que estava perdendo lucratividade e lançou as sandálias coloridas”, diz Porto.
Segundo ele, esse foi o impulso para “democratizar” a marca. “A empregada pode usar e a patroa também, o mesmo modelo, sem problemas”, afirma.
Os comerciais com famosos também ajudaram a popularizar as sandálias de borracha. O primeiro garoto-propaganda da marca foi o humorista Chico Anysio, mas já participaram de anúncios nomes como Jô Soares, Daniella Cicarelli e Hortência.
Linha do tempo:
A linha das sandálias HAVAIANAS cresceu de apenas um modelo até 1994 para mais de 100 modelos nos dias atuais, comercializadas em mais de 65 cores e 600 combinações de estampas diferentes. Entre as linhas mais populares da marca destacam-se:
1997
● Lançamento das HAVAIANAS BABY, sandálias direcionadas para um público infantil, em tamanhos que variam do 17/18 ao 23/24, com feixe para prender ao calcanhar. Possuem as variações Baby Pets (com bichinhos nas tirinhas),