Trabalho Mark
Conforme COELHO JUNIOR (2011), a definição constitutiva (PASQUALI, 1999, apud COELHO JR., 2011) de desempenho refere-se ao conjunto de comportamentos manifestados peloindivíduo no exercício de suas atribuições e responsabilidades, que envolve a mobilização intencional de conhecimentos e habilidades orientadas à consecução do trabalho considerando-se o ambiente organizacional de execução das tarefas. Avaliar desempenho implica atribuir um juízo de valor sobre o conjunto de comportamentos necessários ao bom exercício do cargo manifestados por indivíduos e equipes. Consiste, assim, em identificar informações válidas, precisas e sistemáticas acerca do quanto o desempenho do indivíduo está de acordo com o esperado para seu cargo. Para tal, a delimitação prévia de um plano de trabalho, entre chefia e subordinado, na etapa de planejamento, que esteja alinhado com os critérios de verificação de desempenho, é fundamental para a correta execução e consequente avaliação de desempenho (COELHO JR., 2011).
* Objetivos da avaliação de desempenho
Ainda segundo a Lei nº 11.784/2008, a avaliação de desempenho objetiva promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos e subsidiar a política de gestão de pessoas,principalmente quanto à capacitação, desenvolvimento no cargo ou na carreira, remuneração e movimentação de pessoal (incisos I e II do caput do art. 140).Partindo desses dois grandes objetivos gerais, podem-se detalhar alguns dos objetivos específicos mais comuns da avaliação de desempenho, como por exemplo:
PAlinhar os processos de trabalho com a missão e com os objetivos estratégicos da instituição,buscando vincular a atuação do servidor e das equipes com o alcance das metas institucionais.
PSubsidiar o desenvolvimento de programas de capacitação, por meio da identificaçãode necessidades de aprendizagem e do incentivo ao aperfeiçoamento profissional,visando a ampliar a qualificação dos servidores.
PDar apoio ao processo de