trabalho maquiavel
O traço marcante do Renascimento era o racionalismo, baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, na tentativa de compreender o universo de forma calculada e matemática.
A ciência política “surgiu” com Maquiavel. Ele não cria o conceito de Estado, quem cria esse conceito é Hobbes, mas ele foi um dos primeiros a usar a palavra como conhecemos hoje. Ele tinha um entendimento da coisa pública que pautava-se em três adjetivos: realista, pragmática e empirista.
Ele viveu no final do século XV e início do século XVI (final da idade média e início do renascimento). O renascimento trouxe o surgimento de novas ideias ( área social, filosófica, tecnológica e a área política. Maquiavel foi o primeiro a quebrar com o paradigma antigo(engloba gregos, romanos e medievais). Na Grécia antiga os principais pensadores (Sócrates, Aristóteles e platão). A política deve ser desenvolvida no sentido de o político ser a pessoa virtuosa. A palavra virtude está relacionada a ideia de altruísmo(pessoa que não mente, não furta, pensa no bem do próximo. Para esses pensadores a virtude seria consequência da ordem natural. “A natureza fez o homem virtuoso”. Cabe ao governante colocar a lei natural em prática. Essa ideia permanece na Idade Média. O bom governante europeu( a igreja mandava) é aquele que administra a sociedade na base dos princípios divinos e fariam com que seus liderados chegassem ao paraíso. Maquiavel deixa de defender o DEVER SER e passa a defender o que REALMENTE É. Naquela época não existia Itália como conhecemos hoje, ele era fragmentado em vários “Estados” no sentido de um país soberanos(república de Florença, república de Veneza, ducato de milão). Ou seja,