TRABALHO MAQUIAVEL
Ele mudou a concepção de governo que se tinha: razão, teocentrismo e justiça. Para ele.o rei deveria governar com astúcia e força. Certos momentos deveria ser flexível e concordar com povo, sendo generoso e em.outros inflexível sendo violento. Dizia que um rei deveria ser temido e respeitado, jamais odiado. Deveria ficar do lado do povo que é o.mais fraco, pois não adianta ter amigos com poder afinal.vão sempre.está buscando um.ponto fraco no rei para tomar o poder para si. O rei tinha que saber lidar com todas aa circunstâncias e nunca desatentar para as guerras, mesmo que estivesse em paz a muito tempo, pois se ele fizesse isso outro rei maia competente tomaria o poder
Explique o trecho a seguir, usando os conceitos de virtù e fortuna: “Era necessário que Ciro encontrasse os Persas descontentes do império dos medas e os medas muito efeminados e amolecidos por uma longa paz. Teseu não teria podido revelar suas virtudes se não tivesse encontrado os atenienses dispersos. Tais oportunidades, portanto, tornaram felizes a esses homens; e foram as suas virtudes que lhes deram o conhecimento daquelas oportunidades. Graças a isso, a sua pátria se honrou e se tornou feliz”. (Maquiavel)
Qual é a relação moral-política na concepção clássica?
Há uma estreita relação entre o comportamento ético e o comportamento político, que inevitavelmente está ligado à moral, pois o ato de perseguir este bem moral, este bem comum, o bem da polis leva o indivíduo a exercer e deliberar sobre os assuntos da polis. E isso reflete uma igualdade entre aos cidadãos, que a partir da unidade constroem a diversidade, princípio fundamental da vida e da política grega segundo Aristóteles.
Como é analisada a ação política na nova relação moral-politica proposta por Maquiavel?
Nicolau Maquiavel, um dos mais conhecidos filósofos políticos de todos os tempos, se tornou famoso por