Trabalho Manifesto Comunista
CURSO DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA Burguesia: O Retrocesso da Sociedade.
FÁBIO H. RIBEIRO
Todas as épocas históricas da sociedade foram marcadas pelas diferenças sociais, as quais resultaram em crises e revoltas que estão vinculadas as necessidades humanas materiais ou ideológicas. Segundo Marx, a história humana sempre foi marcada pela exploração da classe dominante, a divisão dos bens e as propriedades de privadas. Portanto, a sociedade é uma pluralidade é o contrario de massificada e uniformizada.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo mestre de corporação e companheiro em resumo opressores e oprimidos em constante oposição tem vivido numa guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira ou pela destruição de duas classes em conflito. (Marx, 1998, p.40).
A classe burguesa moderna surgiu através de varias transformações, ou seja, da ruina do feudalismo, porém não descartou o antagonismo entre classes sociais. Dos servos da idade media, nasceram os primeiros burgos, desta porção saíram os primeiros burgueses. Em vários séculos, a burguesia teve grande importância no declínio do sistema absolutista apoiando diversas revoluções, deixando o caminho livre para a expansão do sistema capitalista e marítima, consequentemente houve a propagação da filosofia burguesa, ou seja, a ideologia da qual se originaram os conceitos do livre comércio, liberdade pessoal, direitos religiosos e civis. Conforme o comércio e a economia se expandiram, também houve o fortalecimento do poder financeiro o que propiciou no fortalecimento dessa classe, fato que foi consolidado em tempos futuros.
Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo terrestre. Necessita estabelecer em toda a parte, criar vinculo em toda a parte (Marx, 1998, p.43).
A burguesia conquista todos os povos, países e culturas, sendo considerados cosmopolitas à