Trabalho macroeconomia
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: MACROECONOMIA III – CNM 7154
PROFESSOR: WAGNER LEAL ARIENTI
ALUNOS: RENAN LUIZ DA ROSA / RODRIGO COUTO DE OLIVEIRA
Impacto na trajetória do produto agregado (a partir de 2005) da crise financeira de 2008 nas seguintes economias nacionais: Brasil e EUA.
FLORIANÓPOLIS, 5 DE ABRIL DE 2012
INTRODUÇÃO:
O presente estudo buscar analisar o impacto na trajetória do PIB nas economias nacionais do Brasil e EUA no período de 2005 a 2010 e suas consequências para ambos após a crise financeira de 2008.
Iniciaremos fazendo um breve histórico das economias em questão e logo após analisaremos seus comportamento antes e após a crise tomando como base os valores de PIB em termos de suas moedas correntes, para o Brasil adotaremos os valores do PIB na moeda nacional, o real, de 2011 e usando o ano de 2005 como base e para os Estados Unidos usaremos o PIB com transformação da variável PIB em índice com o ano base (2005) igual a 100.
A partir dos dados coletados buscaremos identificar a alteração da trajetória de seus ciclos econômicos e em que profundidade e duração isso se obteve com o intuito fazer uma comparação macroeconômica entre ambas as economias nacionais.
Os Estados Unidos:
A economia dos Estados Unidos é a maior economia do mundo, apresentando destaque em diversos setores econômicos. Seu produto interno bruto estimado em 14,7 trilhões em 2010 é aproximadamente três vezes maior do que a da China, segunda do mundo.
Possui um alto nível de produção per capita (46.442 dólares) além de possuir uma baixa taxa de desemprego e elevados níveis de pesquisa e investimento financiados por capitais nacionais. Historicamente vem mantendo uma taxa de crescimento estável havendo um declínio no período compreendido a partir de dezembro de 2007 a dezembro de 2009. Os efeitos desse declínio foram sentidos por todo o restante do mundo visto que maior