Trabalho Luto
A partir de uma experiência pessoal no presente, e a situação comum de todos nós, buscamos nesta pesquisa, compreender o que passa com cada pessoa em algum momento da vida.
Tentaremos responder, a causa de tantos sentimentos misturados, como tristeza, angústia, sofrimento e impotência, que surge nestes momentos. Geralmente olhamos o luto como perca de entes queridos, mas também ocorre, com perca de emprego, traição, diagnóstico de doenças e etc. Nesses casos algumas pessoas chegam a ter perda de identidade.
Basear-nos-emos na pesquisa da psiquiatra Suíça Elisabeth Kuber- Ross; que descreve cinco fases, do processo de luto. Levando em consideração, que o luto é relativo de pessoa, para pessoa, onde cada um vive emoções diferentes, apresentando uma serie de reações, alguns chegam a quadros patológicos. Realizaremos pesquisas com pessoas, que viveram esse drama e profissionais da área da saúde.
Através dessa pesquisa, possamos ter compreensão, percepção e sensibilidade, para com as pessoas que passaram por processos de perdas e luto. E como podemos auxiliar, através de escuta e atenção, pois nesses casos, a pessoa falar do assunto, pode trazer um grande progresso na sua reconstrução pessoal.
2. Justificativa
Essa pesquisa foi realizada para ampliar os conhecimentos nas áreas da psicologia, nos dando condições de lidar com situações de perda de familiares, amigos e as fases vivenciadas pelas pessoas que passam por essa perda. Levando em consideração que pessoas envolvidas na pesquisa estão passando por este processo, houve interesse de aprofundar nosso conhecimento. O luto trás consequências a todos que passam por ele, até mesmo os profissionais que de alguma forma estão ligados com entes envolvidos.
3. Método
Este estudo foi realizado baseado em pesquisas de levantamento bibliográfico em artigos de revista científica, e em materiais de pesquisa que abordam o tema do luto como Scielo, com o objetivo de aprofundar a