Trabalho Luizim 2
Os acidentes envolvendo material biológico, freqüentes entre os profissionais de saúde, não se enquadram na definição legal. Contudo, as suas conseqüências, a curto e médio prazo, fazem com que o seu registro junto aos serviços competentes da unidade hospitalar(Medicina do Trabalho, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e outros ) seja fundamental.
Os acidentes ocasionados por picadas de agulhas são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde e o risco de transmissão de infecção de uma agulha contaminada é de três para a Hepatite B, um em trinta para hepatite C e um em trezentos para o HIV (BRANDI, 1998).
Além do risco de contrair infecções o acidente pode gerar no trabalhador, sérias repercussões psicossociais levando-o à mudanças nas relações; de trabalho, familiares e sociais, devido às associações ao HIV e a AIDS, as reações psicossomáticas pós-profilaxia utilizada devido a exposição ocupacional e o impacto emocional (BRANDÃO JÚNIOR, 2000).
A conseqüência da exposição ocupacional aos patógenos transmitidos pelo sangue através de um acidente pérfurocortante não está somente relacionada à infecção. A cada ano milhares de trabalhadores de saúde são afetados por trauma psicológico, que perduram dias e até meses, quando da espera dos resultados dos exames sorológicos.
Assim, torna-se