TRABALHO LUCIVANE
INTRODUÇÃO______________________________________________________3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS_____________________________________________________11
INTRODUÇÃO
O planejamento não é apenas usado pelo profissional de Serviço Social como um instrumento de trabalho e ação, mas da própria vida e de outras profissões. O planejamento é um processo natural e um processo racional. O homem sempre planejou desde os primórdios da humanidade, preocupou-se com sua sobrevivência, planejou e o aprimora na medida em que os desafios aumentam.
O processo racional do planejamento consiste em refletir, agir, avaliar e refazer. Tal processo é desenvolvido de forma cíclica.
O planejamento se refere, à definição das atividades necessárias para atender problemas determinados e a otimização de sua sequência e inter-relacionamento, levando em conta os condicionantes impostos para cada casos-recurso, prazos. Diz respeito também, às providências necessárias á sua adoção, ao acompanhamento da execução, ao controle, à avaliação e à redefinição da ação.
O profissional de serviço social trabalha na e sobre a realidade; portanto, precisa investigá-la e compreendê-la para intervir com qualidade.
Sendo assim, através desta produção textual explicitaremos o planejamento na construção das Políticas Sociais no Brasil. Pois é na contemporaneidade que o profissional de Serviço Social executa planeja e avalia ações. Desta forma, entendemos que o planejamento torna-se etapa indispensável para que se chegue a um resultado final dentro do processo de transformação.
DESENVOLVIMENTO A preocupação com o planejamento, principalmente em políticas sociais, já não é de hoje. Desde a década de 70, um grupo de estudiosos já se preocupava com os problemas que a falta de se esquematizar um plano poderia trazer.
O planejamento é um processo feito a partir de uma realidade, de um estudo de uma