Trabalho Luciene le o
Amanda Licena
Bruna Benevides
Jéssica Gonçalves
Peter Augusto
Rafaela Amandha
Benefícios
Previdência Social
Betim
2015
Introdução
Este Trabalho tem por objetivo principal apresentar os diversos tipos de aposentadoria da Previdência Social. Sabe-se que Previdência Social é o seguro social que substitui a renda do segurado-contribuinte quando ele perde sua capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente de trabalho, velhice, maternidade, morte ou reclusão.
A Previdência Social nasce e se estrutura especificamente no Brasil, interligada a estruturação do mercado de trabalho, entre as décadas de 1920 e 1970. De um lado, aborda-se a gênese da Previdência em respostas as lutas dos trabalhadores por proteção social, em face das inseguranças sobre a nova base produtiva. Do outro lado, e conforme Lopes (2012) está diretamente ligada a expansão do capital ajudando na reprodução da força de trabalho.
Dessa forma, será apresentada a aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária, aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária do professor e aposentadoria por invalidez embutidos na perspectiva de inserção do Assiste Social frente a garantia e defesa dos direitos dos trabalhadores.
Assim, é de extrema importância à reflexão e idoneidade sobre todos os benefícios disponibilizados pela Previdência Social e sua organização, uma vez que se perpassa por um seguro social de caráter contributivo. O Serviço Social tem papel relevante sobre a construção e mudanças na ótica da Seguridade Social uma vez que a Previdência Social é um campo de atuação para o Assistente Social garantido através da Lei 8.213/91.
1. Aposentadoria por Tempo de Contribuição Previdenciária
Para ter direito à Aposentadoria por Tempo de Contribuição Previdenciária, é necessário comprovar carência e tempo exigidos pela Lei nº. 8213/91, podendo ser integral ou proporcional. O