TRABALHO LUCIANA PRONTO
ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO
BAURU
2015
ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Trabalho da universidade sagrado coração – USC/ Bauru, sob a orientação da Prof. Luciana S Zanelato.
BAURU
2015
1. INTRODUÇÃO
O assédio moral e sexual vem ocorrendo com grande freqüência tanto na iniciativa privada, quanto nas instituições publicas. Caracteriza-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho. A diferença essencial entre as duas esta nos interesses que o agressor tem, uma vez que o assédio sexual atenta contra a liberdade sexual do indivíduo, enquanto o assédio moral fere a dignidade psíquica do ser humano.
OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo conceituar o assédio moral e sexual, mostrar o perfil do agressor, o amparo que a Lei Brasileira oferece e qual a responsabilidade por parte da empresa e do psicólogo do trabalho de modo que todos possam identificar quando um líder abusa de sua autoridade com os seus colaboradores.
JUSTIFICATIVA: Frente as mudanças e cargos hierárquicos dentro de uma organização, as empresas se configuram em um ambiente favorável para o aparecimento da violência e dos assédios tanto morais quanto sexuais. Essa violência aparece principalmente de forma psicológica e que ocorre de forma repetitiva, tornando-se um processo que acarreta em danos físicos e mentais para o assediado. Assim, este trabalho é feito pontuando as características dos tipos de assédios e ações de intervenção e prevenção frente a essas situações, evidenciando o papel do psicólogo nestas expressões.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Assédio moral
Assédio moral são atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações de trabalho, praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados. Trata-se da exposição de trabalhadoras e