Trabalho LPT
A presente pesquisa tem por tema a inclusão de idosos no mercado de trabalho que pretende discutir a inserção do idoso, apontando a autonomia do sujeito como prioridade dentro das vertentes de trabalho formal, informal e voluntário, prestados com satisfação, dignidade, experiência profissional e pessoal.
PROBLEMATIZAÇÃO
Delimita-se enquanto problematização o reconhecimento de muitas empresas a contratação de idosos no mercado de trabalho, através de uma pesquisa feita pela FECOMERCIO aponta que apenas 9% dos empresários contratam profissionais com mais de 65 anos, o estudo mostra também que 28% deles estão nos supermercados, depois vem óticas e lojas de roupas e calçados a maior resistência que eles encontram em relação a contratar essas pessoas é justamente porque muitas empresas exigem esforços físicos, os empresários justificaram que eles não se enquadram nesses setores. Já em outras áreas foi abordado em uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos HAYS, aponta que 20% das companhias contratam profissionais aposentados. Desse total, 75% para cargos técnicos, 33% para a diretoria e 28% para a gerência. O motivo: falta de mão de obra qualificada, redução de custos e, principalmente, amplo conhecimento técnico.
JUSTIFICATIVA
Por ser um tema de inclusão social que visa o bem estar dos idosos (nosso futuro).
Justifica-se esta investigação em função da falta de capacitação profissional e técnica dos jovens em função da falta de mão de obra qualificada, redução de custos e, principalmente, amplo conhecimento técnico. Uma das grandes provas que a idade avançada não é motivo para deixar de trabalhar é o exemplo da vendedora Margarida de Almeida a curitibana tem 63 anos e caminha mais de 20 quilômetros diariamente para vender produtos naturais de casa em casa. "Eu não gosto de ficar parada. É uma coisa que me satisfaz... Conversar com as pessoas, conhecer gente nova e o melhor de tudo - saber que com isso eu ainda ganho o meu