trabalho logística
Movimentação de Materiais
Professor: Diego Luis
Aluno: Márcio Belarmino de Lira
Primavera, 12 de Dezembro de 2014
Movimentação de Materiais
A movimentação de materiais é uma atividade importante a ser ponderada quando se deseja iniciar o projeto de novas instalações.
Movimentação de Materiais é tudo aquilo que envolve Planeamento, Normalização, Trabalho, Ergonomia, Unidade de carga, Utilização do espaço, Automatização, Sistema, Meio-ambiente e Custo do ciclo de vida. Esses são os 10 princípios fundamentais para o projeto, análise e operação de sistema de movimentação de materiais.
Sabendo que existe uma forte relação entre o layout e a movimentação de materiais, sendo incomum o caso de onde o projeto de um é considerado sem o projeto de outro. Projeto sendo esse; sistema de movimentação.
Como principais temos:
1- “Unidade de Carga”, unidade a ser movida ou movimentada num determinado tempo, em alguns casos, uma unidade de carga é um item da produção, em outros é uma caixa contendo inúmeros itens da produção, em unidade de carga pode se movimenta os materiais com Pallets ou Manual, sendo que em Pallets o tamanho dos itens a serem empilhados sobre o mesmo determina o tamanho do mesmo. Por isso todos os Pallets tem por lei suas dimensões, onde cada pallets também irá determinar material e dimensão do espaço a ser utilizado para armazenamento da carga e descarga, exemplos podem ser dados no dimensionamento do espaço entre as prateleiras do racks e no dimensionamento de corredores de armazéns.
2- “Sistema de Movimentação” equipamentos utilizados para a movimentação dos materiais. Para esse exemplo podemos citar; empilhadeiras e veículos automaticamente guiados, veiculo com transporte não motorizado, também chamado de transpalete, carrinho hidráulico ou paleteira. Métodos de movimentação de matérias, equipamentos, controlos e software, sem prejudicar a flexibilidade, modularidade e as taxas de produção necessárias