Trabalho Logistica
MBA EM GESTÃO DA SAÚDE E ADM. HOSPITALAR
Merck- Medco:
Integração Vertical na Indústria Farmacêutica
Jucelene R. Silveira
Trabalho da disciplina Tutor: Prof. Antônio Luiz Penso
Belo Horizonte
Março/2015
MERCK-MEDCO: Integração Vertical na Indústria Farmacêutica
Referências: Universidade de Harvard
Entre 1993 e 1994, uma mudança na Indústria farmacêutica norte americana, três principais empresa de distribuição adquiriram empresas de distribuição, (PBMs) que dispunham de serviços para grandes empresas auto seguradas, seguradoras, planos Blue Cross/Blue, organizações de administração de serviços de saúde e planos de saúde do governo que proviam cobertura de medicamentos com prescrição para seus funcionários, aposentados, associados. A cobertura de mercado das PBMs era medida pelo numero de pacientes cobertos em nome destes clientes.
As PBMs abrangiam apoio aos planos de benefícios de farmácia, processar solicitações de medicamentos com receita submetida por participantes.
1993- A Merck compra a Medco por US 6,6 bilhões, após a fusão, Medco é operada como uma subsidiaria da Merck,
1994- A Merck-Medco é formada, a estratégia corporativa envolve decisões que definem o escopo da empresa, dando ênfase à integração vertical, redesenhando suas cadeias de valor dentro de suas fronteiras organizacionais. Essa aquisição é exemplo de expansão e agregar valores.
As empresas farmacêuticas operavam em um ambiente relativamente estável, o que caracterizou em lucros sólidos e quase não tinha pressão de alterar os preços, com isso, grande parte da competição foi prejudicada por vários fatores, com fabricantes envolvidos na diferenciação de preços, o mercado se dividiu pela classe terapêutica de droga, cm pouca sobreposição de produtos entre os fabricantes e com mínima pressão sobre os preços, médicos começaram a oferecer pacotes de benefícios que cobriam medicamentos