trabalho livro cap. 2
Nomes: Ana Carolina Pinto Gisele Rodrigues Patricia Carla Santos Talita Cunha Tatiane Alexandre Soares
Turma: GFCA 22
COSO - Gerenciamento de
Riscos Corporativos Estrutura Integrada
Um dos objetivos fundamentais dessa estrutura é contribuir para que a gestão de empresas e demais organizações adotem uma forma mais adequada de abordar os riscos inerentes ao cumprimento de seus objetivos. Entretanto, o significado de gestão de riscos corporativos varia de pessoa para pessoa e o processo recebe diversos rótulos e significados, o que constitui em obstáculo ao entendimento Comum. Assim, uma meta importante seria integrar diversos conceitos de administração de riscos em uma única estrutura para a qual se estabelece uma definição comum, seus componentes são identificados e os conceitos fundamentais são descritos. Essa estrutura seria capaz de acomodar a maior parte das opiniões e, assim, possibilitar um ponto de partida na avaliação e no aprimoramento da gestão de riscos corporativos para futuras iniciativas de órgãos reguladores e de ensino.
Definição de Gerenciamento de Riscos Corporativos
O gerenciamento de riscos corporativos diz respeito aos riscos e às oportunidades de criar ou preservar valor, e é definido da seguinte forma:
O gerenciamento de riscos corporativos é o processo conduzido em uma organização pelo Conselho de Administração, pela diretoria executiva e pelos demais funcionários, aplicado no estabelecimento de estratégias formuladas para identificar, em toda a organização, eventos em potencial, capazes de afetar a referida organização, e administrar os riscos para mantê-los compatíveis com o seu apetite a risco e possibilitar garantia razoável de cumprimento dos objetivos da entidade.
A definição a seguir reflete certos conceitos fundamentais. O gerenciamento de riscos corporativos é: um processo contínuo e que flui pela organização; conduzido pelos profissionais em todos