TRABALHO LITERATURA
Nome: Ana Carolina Brito Nascimento Número: 03 Série: 3º ano
1- Explique a posição do homem frente a estes termos: teocentrismo e antropocentrismo.
O antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. O termo tem duas aplicações principais. Por um lado, trata-se de um lugar comum na historiografia qualificar como antropocêntrica acultura renascentista e moderna, em contraposição ao suposto teocentrismo da Idade Média. A transição da cultura medieval à moderna é freqüentemente vista como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultural centrada em Deus a uma outra, centrada no homem Teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, que tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. o Teocentrismo assume uma forma de manipular a sociedade.
2- Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: porque o personagem PARVO ficou no cais não entrou em nenhuma das barcas? O que simboliza o cais?
O Parvo fica no cais pois era uma pessoa bastante humilde e simples, não agia com maldade nas coisas que fazia, ele fica no cais para ajudar o anjo a julgar os restantes personagens. O cais é um tipo de purgatório
3- Fazendo uma analise dos personagens, cada uma representa uma classe social, ou ma determinada profissão ou mesmo uma crença. Representam os seus pecados na vida terrema e demonstram que não tem qualquer arrependimento pelos mesmos. Explique o destino de cada personagem( e o porquê).
Fidalgo: Destino: inferno, porque ele foi tirano, desprezou e não ajudou os mais fracos, foi vaidoso e infiel
O onzeiro: Destino: Inferno, porque ele roubava através de juros elevados, tem o coração cheio de pecado (ambição, maldade)
Parvo: Destino: Fica no cais, pois não