Trabalho Literatura
Mário Quintana nascido no estado do Rio Grande do Sul, foi um escritor e tradutor brasileiro. Ficou conhecido como o poeta das “pequenas coisas”, e seu estilo é marcado por ironia, profundidade e perfeição técnica. Os temas principais de sua poesia são morte, a infância perdida e tempo. Quintana também trabalhou como jornalista e traduziu para o português inumeráveis livros como Mrs. Dalloway de Virginia Woolf. Trabalhou por muito tempo na editora Globo
Tão linda e serena e bela
Tão lenta e serena e bela e majestosa vai passando a vaca Que, se fora na manhã dos tempos, de rosas a coroaria A vaca natural e simples como a primeira canção A vaca, se cantasse, Que cantaria? Nada de óperas, que ela não é dessas, não! Cantaria o gosto dos arroios bebidos de madrugada, Tão diferente do gosto de pedra do meio-dia! Cantaria o cheiro dos trevos machucados. Ou, quando muito, A longa, misteriosa vibração dos alambrados... Mas nada de superaviões, tratores, êmbolos E outros truques mecânicos!
Análise
O autor usa uma linguagem figurativa para demonstrar uma mulher, tem um pouco de surrealismo, motivos exóticos que fazem com que esse poema seja classificado como modernismo.
Fernando Pessoa
Fernando pessoa foi um poeta português, escritor, crítico e tradutor, reconhecido como uma das mais significantes figuras literárias do século 20. Com cinco anos seu pai morreu, sua mãe se casou de novo e foram morar em Durban, uma cidade na america do sul, começou a estudar em uma escola católica de gramática administrada por Irlandeses e Franceses, consiguiu ficar fluente no inglês, e começou a escrever. Em 1903 foi premiado pela princesa Victoria de Melhor conto em inglês.
Quadras ao gosto popular
Cantigas de portugueses São como barcos no mar — Vão de uma alma para outra Com riscos de naufragar.
A caixa que não tem tampa Fica sempre destapada Dá-me um sorriso dos teus Porque não quero mais nada.
No baile