Trabalho Linfócitos
CURSO DE FISIOTERAPIA
SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os tipos de Linfócitos T e a Seleção Clonal dos Linfócitos T
VERA LÚCIA SILVA GABRIEL RA: 11207097
FERNANDA SILVA BORÓ RA: 11208060
RESUMO
1. Linfócito: É um glóbulo branco presente no sangue. Produzido na medula óssea, onde células-tronco linfóides são as precursoras dos linfócitos.
1.1. Linfócitos ou Células T = (65-75% dos linfócitos). Assim chamadas pois migram da Medula e amadurecem no Timo, órgão localizado na porção superior do tórax. Responsáveis pela Imunidade Celular. Tipos:
a) Auxiliares = T helper (Th), CD4+, T4 = Auxiliam os Linfócitos B a produzirem anticorpos e as células fagocitárias a ingerirem os microorganismos. Se subdividem em Th1, Th2 e Th17
b) Reguladores ou Supressores = Através da inativação dos linfócitos T citotóxicos e auxiliares, impedem que eles exerçam suas atividades excessivamente. Também impedem que os leucócitos ataquem as próprias células do organismo. Podem ser subdivididas em: Treg, Tr1e Th3.
c) Citotóxicos (Tc) = célula killer, CD8+, T8 = Agem diretamente sobre células infectadas por microorganismos intracelulares, destuindo-as.
d) Memória = Uma parte dos Linfócitos T ativados pelo antígeno, diferenciam-se em células de memória. Ficam inativas e que sobrevivem mesmo após a erradicação da infecção. Esperam reinfecção pelo mesmo antígen o para responderem de forma mais rápida e com mais intensidade. Subdividem-se em: memória central e efetora.
1.2. Linfócitos ou Células B = (5-10% dos linfócitos). Atuam na proteção contra patógenos extracelulares, cuja principal função a produção de anticorpos. Recebem o nome “B” por se originarem e amadurecem na Medula Óssea (Bone Marrow). São responsáveis pela Imunidade Humoral. Se subdivem em Plasmócitos e de memória.
1.3. Células Natural Killer = (10-15% dos linfócitos). Mecanismos de defesa da Imunidade Inata. Tem papel no início das infecções virais antes da atuação da imunidade