TRABALHO LETICIA
CAPITAL: RIO DE JANEIRO
DATA DA FUNDAÇÃO: 01/03/1565 FUNDADOR: ESTÁCIO DE SÁ
O Rio de Janeiro (tanto o Estado quanto o município) tem uma das Histórias mais ricas do Brasil. Não apenas porque é uma das Histórias mais antigas. Mas principalmente porque, como o Rio foi por longo tempo capital administrativa (tanto da Colônia, como do Império, como da República), econômica e cultural do país, ele foi palco de grandes eventos e marcos da História, muitos dos quais encontram-se registrados (o Rio tem mais museus e centros de cultura do que qualquer outro Estado do Brasil) e visíveis até os dias de hoje (para um estudioso de História, um passeio entre Copacabana e o Centro Histórico demandaria paradas em diversos pontos).
A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1 de março de 1565, por Estácio de Sá, primeiro Governador-Geral do Rio de Janeiro. Ao contrário dos dias atuais, em que a orla do Rio tem os terrenos mais caros do país, no século XVI o interesse da Coroa Portuguesa pelo sul do Brasil era muito baixo. Ao se lançar na expansão ultra-marina, o objetivo de Portugal era encontrar regiões de onde traria produtos para revender na Europa; assim foi com as minas de ouro e os mercados de escravos na Africa, e os mercados de especiaria na India.
No Brasil, o produto que mais se adaptava a esse interesse mercantilista era o pau-brasil. Entretanto, como as operações na India eram mais lucrativas, o Brasil foi, a princípio, relegado por Portugal.
SÃO PAULO (Capital: SÃO PAULO)
CAPITAL: SÃO PAULO
DATA DA FUNDAÇÃO: 25/01/1554 FUNDADOR: PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
Em 25 de janeiro de 1554, por ordem do padre Manoel da Nóbrega, superior da Companhia de Jesus no Brasil, um grupo de 12 jesuítas (entre os quais o então noviço José de Anchieta) ergueu um barracão no alto de uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.
Ali, num local estratégico dos campos de Piratininga, pretendiam converter ao cristianismo os índios que habitavam a