TRABALHO LEOS ESSENCIAIS
NOMES: CÁTIA SANTOS MARI ALESSANDRA DA SILVA
Os óleos essenciais são a forma de energia vegetal mais concentrada que existe.Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais possuem princípios ativos que são estudados há anos pela farmacognosia e utilizados em centenas de finalidades terapeuticas e cosméticas. Estima-se, hoje, a existencia de 30.000 espécies vegetais que produzem óleos essenciais. Sendo que somente 10% destas plantas são do conhecimento humano.
Para obter 1 litro de óleo essencial, são necessárias centenas de quilos de plantas. Podemos extraí-los das folhas, flores, caules, sementes, raízes ou cascas. Milhares de plantas possuem óleos essenciais. São plantas de cheiro forte e característico como alho, cebola, orégano, manjericão, eucalipto, citronela, lavanda, menta, dentre outras. Os óleos essenciais possuem características físicas similares ao etanol e ao éter. São voláteis, não possuem a viscosidade de óleo e não deslizam quando aplicados diretamente sobre a pele. Devem ser aplicados sempre diluídos em óleos vegetais ou bases neutras cosméticas.
Para garantir a qualidade dos óleos essenciais é necessário controlá-los desde o plantio.
Os Óleos Essenciais são substâncias importantes e altamente concentradas. O potencial do óleo essencial abrange tratamentos capilares, protocolos faciais, protocolos corporais, tratamentos de pés, mãos, unhas, dentre os diversos cuidados dermatológicos e estéticos. Também podem ser usados no ambiente, por meio de difusores. Nestes casos é absorvido pelo olfato, ativa o sistema límbico e desempenha com eficácia sua função.
Cada óleo possui uma característica especifica e diversas generalidades. Basta estudar cada óleo para se aprofundar na amplitude de suas aplicações.
Óleo Essencial Sândalo Amiris WNF
Nome Botânico: Amyris balsamifera
Família: Santalaceae
Países de Origem: