trabalho lamina o ok
ELSON BRENO
JACKSON DE OLIVEIRA
ROMULO LENQUIST NOGUEIRA
PROCESSOS DE LAMINAÇÃO
FOZ DO IGUAÇU
2015
ALEXSANDRO COSTA
ELSON BRENO
JACKSON DE OLIVEIRA
ROMULO LENQUIST NOGUEIRA
PROCESSOS DE LAMINAÇÃO
Trabalho elaborado como requisito para disciplina de Materiais Mecânicos I Aplicada no Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC.
Orientador: Professora Claudia Boss
FOZ DO IGUAÇU
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1. PROCESSOS DE LAMINAÇÃO 4
1.1 LAMINAÇão convencional 4
1.2 LAMINAÇÃO mANnesmann 7
1.3 LAMINAÇÕES DE ROSCAS 8
1.4 laminação transversal 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
Referências 12
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordados alguns tipos de laminação utilizados nas indústrias atualmente, no qual consiste em trabalhar os metais de forma que o mesmo seja submetido a passar por rolos (extrusores) que estão sob alta pressão e atrito, tendo como resultado final o material com comprimento e largura alterados e prontos para ser utilizados nas diversas áreas da indústria.
1. PROCESSOS DE LAMINAÇÃO
1.1 LAMINAÇão convencional
Processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio etc..., pela passagem entre dois cilindros como generatriz reilínia (laminação de produtos planos) ou tendo entalhes de forma mais ou menos complexa, (laminação de não planos), sendo a distancia dos cilindros prensadores devem ser menor que a espessura original da peça metálica usada no processo.
É o processo mais utilizado porque apresenta a mais alta produtividade e controle dimensional do produto acabado, pois é um dos processos mais precisos.
Na laminação, o material é submetido a tensões compressivas elevadas, resultando da ação de prensagem dos rolos e a tensões cisalhantes superficiais, resultantes do atrito entre os rolos e o material.
As forças de atrito também são