Trabalho Laboratorio
Em um laboratório de química, atuam profissionais que investigam a composição das substâncias, as suas transformações, suas propriedades e o desenvolvimento de modelos que possam explicar esses fenômenos. Alem disso, eles atuam no desenvolvimento de processos de analise, síntese de substancia e materiais, bem como na separação de misturas.
Mas para realizar esse trabalho de modo eficaz, os cientistas precisam e dependem cada vez mais da construção de aparelhos e equipamentos que tenham maior precisão possível. Entre esses equipamentos os mais usados por esses profissionais são as vidrarias, que recebem esse nome exatamente porque são feitas de vidro temperado, dessa forma agüentam temperaturas muito mais elevadas. Cada vidraria é usada com uma finalidade especifica. Os mais estreitos como as Pipetas e os Balões Volumétricos identificam facilmente a variação de pequenas gotas no volume do recipiente, sendo, portanto mais precisos alem das vidrarias, no laboratório temos outros equipamentos, bem como Balanças, Cerâmicas, Metais, Bico de Bunsen, Tubos de Ensaio, Béquer, Proveta, Vareta de vidro, Funil de Vidro.
A correta execução de qualquer experimento em laboratório de química, depende do manuseio de forma adequada de todos os equipamentos e as condições em que o experimento será executado.
Objetivos
Conhecer e manusear as vidrarias e equipamentos básicos do laboratório de química, associando a sua correta utilização.
Matérias e Reagentes
- Proveta;
- Tubo de ensaio;
- Água deionizada;
- Pisseta;
- Pêra de Sucção;
- Bico de Bunsen;
- Fósforos;
- Pinça de madeira;
- Suporte para tudo de ensaio sem cabeceira;
Procedimentos
Foi apresentado todos os equipamentos do laboratório, todas as vidrarias, metais e como usá-los. Em seguida, acendeu-se o Bico de Bunsen, regulou-se a chama, até ficar azul, para obter uma chama mais quente, para melhor queima. Com o auxilio de uma Pisseta, colocou-se água deionizada em um tubo de ensaio, um pouco