trabalho keikei

2043 palavras 9 páginas
Hipotálamo
O que é, funções do hipotálamo, localização, características, resumo, anatomia, conexões, atuação no corpo humano, sistema nervoso central

O que é e localização O hipotálamo é uma região do encéfalo dos mamíferos, localizado abaixo do tálamo e acima da hipófise (no interior central dos dois hemisférios cerebrais). Ele é uma pequena parte do diencéfalo, sendo considerado uma dos mais importantes estruturas do sistema nervoso central. Características principais - Possui dimensão pequena (pouco maior do que um grão de feijão). - Formado por células de matéria cinzenta. - Está conectado com outras estruturas do corpo humano como, por exemplo, sistema límbico, tálamo, hipófise e área pré-frontal. Funções do hipotálamo - Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos; - Atua no controle da temperatura do corpo humano; - Controla e regula os processos de sede e fome; - Atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico); - Atua no processo de contração muscular (cardíaco e liso); - Atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios; - Age no controle de vários hormônios pela hipófise; - Age nos processos relacionados ao desejo sexual; - Regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono). A palavra hipotálamo deriva do grego, sendo que Hypo significa “abaixo de”. Portanto, a palavra faz referência a sua localização: abaixo do tálamo.
Hipófise
A hipófise, ou glândula pituitária é uma glândula pequena que se divide em duas porções distintas, os lobos anterior e posterior, e é localizada na base do cérebro.
A hipófise anterior, também conhecida como adeno-hipófise, secreta seis hormônios peptídeos importantes, são eles:
O hormônio do crescimento;
A adrenocorticotropina;
O hormônio estimulante da tireóide;
A prolactina;
Dois homônios gonadotrópicos – o FSH e o LH;
A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, secreta dois

Relacionados

  • Dicionário de japonês-português
    101436 palavras | 406 páginas