TRABALHO JUNIOR MARKETING
2014
osvaldo alves junior
PESQUISA DE MERCADO
1- Veja esta parte do texto: “Para avançar a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staden, da Forrester. Entretanto , como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos , em maioria resistentes a mudanças radicais ,a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros e embarcar no processo de transição. Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre a pesquisa de mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?
Não há como negar que a Microsoft, empresa que figura como um grande império da informática, com poderes econômicos e políticos superiores inclusive a algumas nações subdesenvolvidas sofreu de miopia de marketing. Não observou a necessidade ou desejo do cliente. A empresa focou no produto de qualidade, mas não se ateve ao cliente. O mundo moderno e competitivo requer além de eficiência a praticidade. As empresas viram nisso, nessa necessidade dos clientes um nicho de mercado gigantesco, investiram nisso e geraram fortunas.
Considerando as características dos clientes corporativos, a opção da criação de um sistema hibrido que atende às necessidades de tradicionais em modulo 01 e de vanguarda em módulo 02, pode ser uma opção considerável.
Outra possibilidade é a substituição gradativa em curto prazo de uma tecnologia por outra permitindo que os tradicionais se enquadrem nas novas perspectivas de forma a mitigar os impactos imediatos.
2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?
A Microsoft não acompanhou seus concorrentes porque confiou nas bases do império do produto e da marca, manteve seu foco no produto, acreditando que para o bom produto haveria sempre