Trabalho Jose Geraldo
jose geraldo da silva castro
“OS PROBLEMAS DO DESCARTE DE REMÉDIO NO LIXO”
VICOSA - MG
2013
jose geraldo da silva castro
“os problemas do descarte de remédios no lixo”
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução à Gestão Ambiental.
Professsora: Andréia Zômpero
VICOSA - MG
2013
INTRODUÇÃO:
Chegamos ao século XXI como a civilização dos resíduos, marcada pelo desperdício e utilização dos recursos naturais como se fossem inexauríveis. Embora não existam dúvidas sobre a importância da atividade de limpeza urbana para o meio ambiente e para a saúde da comunidade, essa certeza não se traduz em ações efetivas que possibilitassem mudanças qualitativas na situação negativa em que se encontram os sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em toda a América Latina.
Os Resíduos de Serviço de Saúde são resíduos especiais, que por suas características necessitam de processos diferenciados em seu manejo, devido ao caráter infectante de alguns de seus componentes, a grande heterogeneidade, a presença de materiais perfurocortantes e substâncias tóxicas inflamáveis e radioativas de baixa quantidade exigindo ou não tratamento prévio à sua disposição final. Qualquer atividade de natureza médicoassistencial humana ou animal - clínicas odontológicas, veterinárias, farmácias, centros de pesquisa - farmacologia e saúde, medicamentos vencidos, necrotérios, funerárias, medicina legal e barreiras sanitárias podem ser geradores de Resíduos de Serviço de Saúde. Os resíduos são classificados como: Resíduos infectantes (sépticos) - cultura, vacina vencida, sangue e hemoderivados, tecidos, órgão, produto de fecundação, materiais resultantes de cirurgia, agulhas, ampola, pipeta, bisturi, animais contaminados, resíduos que entraram em contato com pacientes (secreções,