TRABALHO JOGOS OLIMPICOS
JOGOS OLIMÍCOS
ALUNO(a)___________________________________
MANAUS-AM
2015
INTRODUÇÃO
O surgimento das Olimpíadas a cerca de 2500 A.c., está diretamente relacionado a homenagem que os gregos prestavam aos deuses, com destaque para Zeus. Os jogos Olímpicos nesta época não tinham como foco a competição e sim a exaltação dos deuses. Esse evento era tão importante que até paravam as guerras, unindo várias cidades-estados. Atualmente as olimpíadas também possuem essa característica de unir os povos, a partir da prática esportiva.
Os jogos Olímpicos marcaram a história das Olimpíadas, pois sempre que olhamos para eles lembramos do espírito olímpicos, competição saudável e da união dos povos.
Os aros, a tocha, o lema, a mascote, o hino, o juramento e a medalha são alguns dos símbolos Olímpicos, mas o que mais de destaca são os aros, pois representa a união dos cinco continentes
OLIMPIADAS
A origem dos Jogos Olímpicos remete à Grécia Antiga, por volta de 2.500 a. C. A competição foi criada como homenagem a Zeus, divindade suprema que protegia a humanidade. Naquela época, apenas homens livres descendentes de pessoas nascidas nas cidades da região do Peloponeso ou que falassem a língua grega podiam participar do evento. Mulheres, prisoneiros de guerras e estrangeiros não participavam dos Jogos Olímpicos.
Durante a competição, que acontecia no Santuário de Olímpia, selavam-se acordos de cessar fogo e cidades inimigas mantinham um tratado de paz para que pessoas de diversas regiões, como Esparta e Tebas, pudessem circular livremente. Em pararelo ao evento esportivo, ocorriam outros festivais religiosos e encontros entre mercadores, possibilitando trocas de informações.
Santuário de Olímpia: local de realização das primeiras Olimpíadas Poucos sabem, mas as Olimpíadas nem sempre foram marcadas por eventos esportivos. Quando foram criados, os Jogos Olímpicos da Antiguidade Clássica eram festivais