trabalho jogos empresariais Anhanguera
ADMINISTRAÇÃO
A Origem dos Jogos Empresariais
Indaiatuba
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A Origem dos Jogos de Empresa
Não se sabe a data específica da criação dos “Jogos de Empresas”, porém estudiosos acreditam que foram os treinamentos de guerra que deram origem a eles (chamados na época de jogos de guerra). Há muitos anos, treinamentos desenvolvidos com fins militares simulavam as possíveis situações que seriam vividas em um campo de batalha, e dessa forma, eles traçavam suas estratégias mais arriscadas, pois como se tratava de uma simulação, não havia perigo real. Dessa forma, eles aprendiam com seus erros, evitando assim a perda do seu efetivo no campo de batalha. que seriam mais tarde usadas na prática.
Em 1955 militares que obtiveram treinamentos em jogos de guerra, decidiram empregar os seus conhecimentos tecnológicos adquiridos nos campos de batalha, na administração de negócios. Sendo assim foi criado Rand Corporation Game Monopologs (KEYS e WOLFE 1997). Esse sistema era utilizado como simulador do sistema de abastecimento da Força Aérea Americana e começou a ser utilizado na administração em geral, servindo de suporte no desenvolvimento administrativo na área de Administração de Materiais.
Os registros consideram como o primeiro jogo de empresa ou também chamado de jogo corporativo, lançado por um grupo de pesquisadores da American Management Association – AMA o jogo adaptado em 1956, o Top Management Decision Game (FRIES, C.E. 1985), tendo por base a mesma filosofia empregada nos jogos de guerra. Este jogo foi incorporado na Universidade de Washington em 1957 sendo utilizado a partir dessa data, nas salas de aulas. Os técnicos de McKINSEY & COMPANY acompanharam os esforços da AMA, e no ano de 1957 lançou o jogo Business Management Game (FARIA A. J. 1987).
Em meados da década de 70 com o progresso