TRABALHO JEFFERSON 1 ORIGINAL
LEONARDO RODRIGUES DE CAMPOS
A MODELAGEM MATEMÁTICA NAS CONSTRUÇÕES
DE TESOURAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO.
PALHOÇA (SC) 2015.
LEONARDO RODRIGUES DE CAMPOS
A MODELAGEM MATEMÁTICA NAS CONSTRUÇÕES
DE TESOURAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO.
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Engenharia Civil, da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL como requisito parcial para aprovação na disciplina de Trigonometria e Funções Elementares.
Profº: Jefferson Jacques Andrade
OBJETIVO GERAL
A aplicação da Matemática é um elemento indispensável no dia a dia da Engenharia Civil como ferramenta de trabalho. A aplicação desta ciência nas construções de tesouras pré-fabricadas é parte deste estudo, ao qual, tem a finalidade de demonstrar como são calculados ângulos de inclinação para a confecção destas estruturas.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Neste estudo o objetivo é demonstrar como são realizados estes cálculos em estruturas pré-fabricadas, uma vez, que o tema é muito vasto e complexo.
DESENVOLVIMENTO:
Dados do projeto:
Dimensões do galpão:
As dimensões de um galpão são 15 metros de largura por 60 metros de comprimentos, ou seja, 15 x 60 m.
Altura da Tesoura: h = 1,35 m
Espaçamento entre terças:
E = 1,80 m
Beiral:
1,00 m ao redor
1. Inclinação (i)
Para chegarmos ao cálculo da inclinação criamos o modelo de cálculo da altura (h), em função da inclinação do telhado (i) e da largura da obra, já acrescida do beiral (C), lembrando que a inclinação desejada varia de acordo com o tipo de telha a utilizar.
Em seguida, criamos um modelo para o cálculo do ângulo de inclinação do telhado (α).
Após a aplicação das formas matemáticas de tangente e arco de tangente chegamos ao resultado de 10.2° de inclinação para um telhado de 18%.
2. Comprimento do plano inclinado (L) Para se chegar ao plano inclinado primeiro achamos o Cosα utilizando a fórmula a seguir:
O