Trabalho jax Helena Bessa

314 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Letras
Departamento de Letras Clássicas
Trabalho de Literatura Grega III

Por:
Helena N. B. de Castro
DRE: 109247494

Comparação do caráter do personagem Ájax na tragédia homônima de Sófocles com o Ájax da Odisséia.

Enquanto que a tragédia de Sófocles, Ajax apresenta-se sempre solitários, em conflito consigo mesmo diante dos acontecimentos, na poesia de Homero, o herói ressentido, lamenta profundamente o ganho das armas de Aquiles por Ulisses, o Odisseu.
Na tragédia de Sófocles, Ájax morre sozinho, atirando-se sobre sua própria espada, em conflito com seu próprio ser, diante das decisões por ele consideradas injustas. Ele foi um dos guerreiros gregos que mais se destacou na luta contra Tróia, com uma bravura maior do que a de Odisseu. Por isso, Ájax achava-se merecedor das armas de Aquiles. Contudo, não levaram em consideração sua bravura e as armas foram entregues a Ulisses.
Inconformado com a decisão, Ajax vinga-se matando os irmãos (Agamêmnom e Menelau) e Odisseu. Porém, a deusa Atena, protetora de Odisseu, intervém impedindo o assassinato e transformou Ajax em um ser enlouquecido, turvando-lhe a mente.
Após ser alvo de censura e zombaria, o herói se mata, pois uma vida sem honra seria insuportável para ele. Logo, na tragédia de Sófocles, a loucura predominou ao contar a história de Ajax.
Por outro lado, em A Odisseia de Homero, Ajax encontra-se raivoso e inconformado com o resultado da disputa das armas de Aquiles.
O ressentimento de Ájax era tão grande que não o deixava ver que a força superior que o fizera sofrer e culpa o Odisseu pela desonra e, mesmo depois de morto, no Hades, Ajax alimenta seu rancor.
Logo, tal fato transforma a figura de Ajax de herói épico ao herói ressentido, trágico, sozinho da escuridão.

Bibliografia:
Homero, Odisséia. Tradução: Carlos Alberto Nunes.
Material e anotações dados em aula.

Relacionados

  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas