TRABALHO IVONETE
Professor: Dr. Ronald Almeida
Mestrando: Ivonete de Freitas Cunha
Currículo e Interdisciplinariedade
Quando uma equipe docente focaliza a atenção na diversidade a partir do Projeto Curricular da Escola, certamente compartilha o princípio de cada aluno é diferente, como também são diferentes os professores as instituições educacionais. O desafio está em abordar educativamente e tornar formativas as diferenças.
Somente compartilhando e assumindo esse princípio é que podemos dar um enfoque inovador, integrador e promotor das diferenças existentes desde sempre em nossas escolas.
O currículo, na escola, se manifesta em todos os momentos, desde a acolhida dos alunos, envolvendo a organização do horário das aulas, a organização da entrada e saída dos alunos, os métodos, as ideologias, a organização do tempo e do espaço, além de todas as demais atividades que, de forma direta ou indireta, contribuem para disciplinar, regularizar atitudes, valores e comportamentos dos sujeitos.
Dessa forma, para que o currículo realmente oriente a ação pedagógica, é preciso que ele expresse as necessidades e os interesses de professores, alunos e demais membros da comunidade escolar e se trabalhe os conhecimentos necessários para a compreensão histórica da sociedade, valorizando a cultura da referência e acrescentando-lhe novos conhecimentos, além de propor e utilizar metodologia que destaque a natureza politica, economia, científica e ético-social do conhecimento, que assegurem a efetiva participação dos envolvidos no processo educacional e se adote uma avaliação que vise a emancipação dos sujeitos.
Por sua voz, uma seleção de conteúdos de ensino e aprendizagem e de praticas educativas envolve alguns aspectos importantes, tais como:
- Dar relevância aos saberes escolares oriundos de experiência social construída historicamente, para, no processo educativo, reelaborar esse saber já