Trabalho Isa
Todo paciente tem direito ao acesso a seu prontuário, mesmo após a alta, que pode levar uma cópia do mesmo se achar necessário. Tem direito também de ver qual medicação tomará ou está tomando.
Ação Errada:
Paciente solicita saber que medicação está tomando e gostaria de ver os horários, profissional diz qual medicação ele irá tomar, mas não lhe mostra o prontuário, afirmando que não irá esquecer o horário.
Receber por escrito, o diagnóstico e o tratamento indicado, com assinatura do nome do profissional e o seu número de registro no órgão da regulamentação e controle profissional;
Nome completo do médico e CRM, carimbado e legível para veracidade do documento e para a segurança do paciente em seu diagnóstico e tratamento.
Ação errada:
Profissional de enfermagem passar o diagnóstico médico ao paciente verbalmente, sem lhe mostrar nada por escrito.
Ser identificado e tratado pelo seu nome e sobrenome.
Um senhor chega a um hospital público e é rapidamente atendido pelo enfermeiro de plantão que logo pergunta seu nome, idade e seu histórico de saúde, fazendo todo o procedimento chamando-o pelo nome.
Ação errada:
5
Uma senhora vai à uma unidade particular e é atendida pela enfermeira que a chamou de “senhora” durante toda a consulta.
Não ser identificado e tratado por:
a) Números; b) Códigos; c) De modo genérico, desrespeituoso ou preconceituoso.
Um senhor se encontra enfermo num leito de hospital e o enfermeiro o chama pelo nome e não pelo número do leito, trata-o com respeito e fala com clareza para que ele possa entender o que está se passando no momento. Ele sente o desejo de fazer um culto religioso com a família e as devidas providências são tomadas pra que isso aconteça da forma certa e sem preconceitos.
Ação errada:
Uma pessoa está no leito de número 6 e o enfermeiro conversando com seu colega de trabalho refere-se a ela como “o paciente do leito 6” desrespeitando assim o direito