TRABALHO INVESTIGATIVO DE DIREITO COMPARADO TEMA- A FAMíLIA JURÍDICA MUÇULMANA
DE
DIREITO COMPARADO
TEMA- A FAMILIA JURÍDICA
MUÇULMANA.
NOME-Walter Cláudio Mendes
Gonçalves.
20120633
Introdução.
O direito muçulmano surgiu apos os muçulmanos se aproveitarem da dissensão interna entre os visigodos invadindo a península ibérica em 711 dc e por la ficaram por meios de sete seculos. O direito muçulmano e a circunstância de, ao contrário do que sucede nos ordenamentos jurídicos ate aqui analisados, não haver uma rigorosa correspondência entre ele e certo ou certos estados. O direito muçulmano não e, com efeito um sistema jurídico de aplicação territorial, mas antes de escopo pessoal trata-se dos conjuntos dos preceitos que regulam as condutas dos muçulmanos e as relações destes entre si, a que também se chama Xaria. Esta tem como bases fundamentais o livro sagrado do Islamismoo Corão ou o alcorão e as tradições relativas aos ditos e actos do profeta Maomé ‘’ a suna’’. O direito muçulmano e pois, essencialmente, o direito de uma comunidade de crentes a dos que professam o Islamismo.
Sumario.
INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………………………………………….1
FORMAÇÃO………………………………………………………………………………………………………………..2
CARACTERISTICAS CONCEITOS FUNDAMENTAIS…………………………………………………………3
FONTES DE DIREITO……………………………………………………………………………………………………4
METODO JURIDICO…………………………………………………………………………………………………….5
MEIOS DE RESOLUÇÃO E LITIGIOS……………………………………………………………………………...6
CONCLUSÃO……………………………………………………………………………………………………………….7
BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………………………………………………………..8
Desenvolvimento
Os muçulmanos, invadiram a península ibérica em 711 dc e la se estabeleceram por mais de sete seculos, então surge o direito muçulmano.
O direito muçulmano tinha natureza confessional e era aplicado a comunidade de crentes que integrava o mundo islâmico, aos infiéis era declarada a guerra santa. Os infiéis do livro os que aceitam a Bíblia, ou seja judeus e cristãos cujas tradições são parcialmente comuns que se submetem as