Trabalho - Introdução à Educação
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
Quando pensamos em ética, pensamos na aquisição ou educação baseada em valores, na qual se realiza o bem, a justiça, busca-se o valor comum e o crescimento social.
Para adquirir tal formação ética, a educação Cristã é muito importante, uma vez que vai além da simples transferência de conhecimento.
CAPÍTULO 2 - DESENVOLVIMENTO
É possível, através da educação, que uma pessoa torne-se um ser humano ético sob o ponto de vista da sociedade em que vive.
No entanto, a mera aquisição de conhecimento não garante tal formação.
Nesse sentido, diferencia-se a educação Cristã de uma educação comum.
A educação Cristã não visa apenas a transferência de conhecimento, o ensino do bem ou do mal, do bom ou do ruim. Em verdade, a educação Cristã visa transformar um indivíduo como um todo, colocando-se em prática em sua vida os ensinamentos adquiridos, lhe dando condições de crescer espiritualmente, no conhecimento de Deus e das escrituras.
Tal conhecimento Cristão abrange os aspectos social, físico, emocional e intelectual do homem, ajudando em seu amadurecimento e auxiliando na reflexão quanto a sociedade e sua inserção na mesma.
Analisando o conceito de Ética do Dicionário como sendo a “Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública”1, verifica-se que a educação Cristão tem exatamente essa finalidade: buscar a valorização do bem e a transformação do homem perante a sociedade, tornando-se o mesmo sal da terra e luz do mundo.
CAPÍTULO 3 – CONCLUSÃO
A Bíblia transmite muito conhecimento ao homem e esse conhecimento tem o poder de transformá-lo em alguém melhor perante a sociedade.
Nesse sentido, não há que se falar em distanciamento entre a educação Cristã e o homem ético. Em verdade, os dois institutos definem o mesmo alvo a ser alcançado.
REFERÊNCIAS
BARRICHELLO, Ligia Schiavon Ferreira. Introdução à Educação. Secretaria Geral de Educação e Cultura – IEQ, 2012.