trabalho Introdu oaos Estudos Hist ricos
É onde temos uma visão do tempo passado pelos homens e a sociedade.
2 – O passado e o presente andam juntos porque um depende do outro.
É difícil pensar em presente sem conhecer o passado e procuramos neste passado um caminho certo para o presente e para saber como será esse presente que muitas vezes é a própria conseqüência do passado.
3 – Documento é a ferramenta é a matéria-prima para o historiador fazer seus estudos em relação ao tempo e espaço até se chegar as conclusões.
O historiador em suas pesquisas deve analisar todos os dados existentes possíveis.
Deve-se ter cautela pois muitas vezes os fatos podem ficar sem resposta por falta de dados ou por ter muitas informações sobre o mesmo evento, e assim o historiador deve analisar todos os dados porque ambos os casos podem fazer com que os fatos fiquem sem uma conclusão.
4 – Memória Individual – Lembranças do passado do ponto de vista de quem viveu, onde as lembranças guardam fatos bons ou ruins de acontecimentos passados.
Memória Coletiva – É a junção de lembranças isoladas na qual se acha a veracidade dos fatos para assim se concluir um ponto histórico.
O historiador deve explicar todos os fatos com veracidade e tendo assim a função de relatar todos os dados.
5 – Não foi passado a nova questão.
7 - Heurística – É a ciência do descobrimento, é a parte da pesquisa que visa favorecer o acesso a novos desenvolvimentos teóricos ou descobertas empíricas.
Hermenêutica – É um ramo da filosofia e estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação.
Os principais procedimentos dos historiadores, é de analisar os dados fornecidos e não só julgar os acontecimentos pelos relatos sem provas, tendo assim que fazer a interpretação dos dados e forma clara e sem influências.