Trabalho Interno de ONG (Organização não governamental)
O presente trabalho é sobre trabalho interno de ONG mais especificamente o da instituição chamada de Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, está organizado em duas partes, tendo a primeira, a apresentação do tema, explicação de sua definição e suas organizações que é denominada referencial teórico, a segunda é o desenvolvimento sobre o planejamento do estudo de caso de LarEVida mostrando sua apresentação e justificativa para a melhoria do tratamento para os pacientes oncológicos.
Os objetivos desse trabalho são apresentar para as pessoas o verdadeiro sentido de uma ONG, mostrando realmente como é uma entidade, qual seu papel para sociedade através do referencial teórico, e apresentar o trabalho que a ONG LarEVida esta fazendo para os pacientes oncológicos que se não fossem por eles talvez, muitos dos paciente não estariam vivos ou vivendo uma vida melhor.
Sendo abordados no referencial teórico os devidos capítulos: Terceiro Setor- Definições, denomina-se “terceiro setor” o conjunto das organizações não governamentais (ONGs). Para Zanluca (2005, p.4), as entidades que não têm finalidade de lucro e não derivam do poder público, congregando objetivos sociais, filantrópicos, culturais, recreativos, religiosos, ecológicos ou artísticos caracterizam-se como ONG analisando algumas características básicas que definem a entidade de segmento de fins lucrativos.
O problema do lucro do terceiro setor que será abordado as suas principais características ainda, verifica-se a atuação do terceiro setor criando-se, de acordo com Fonseca (2000, p. 4), uma “relação intima, formando uma tríade” com o Estado e o Mercado.
Classificações de organizações do terceiro setor essas organizações são classificadas por áreas de atuação da mesma forma como a das atividades privadas, segundo Olak (2006, p. 9), “as entidades sem fins lucrativos podem ser classificadas: sob a ótica jurídica (aspectos legais), em função das atividades que desempenham (definições funcionais), e