trabalho interdisciplinar
O Perfil do Profissional de Logística
Trabalho Interdisciplinar como avaliação para os cursos de Gestão de Recursos Humanos e Logística referente ao 1º período de 2013.
Resumo
Para analisar o perfil do profissional de logística no Vale do Paraíba, fez-se uma pesquisa em três empresas da região: uma montadora automotiva, uma empresa de fundição de equipamentos ferroviários e outra de segmentos eletrônicos, e foram levantados dados sobre as seguintes questões: Quais os critérios adotados para a contratação de um profissional de logística? Qual a dificuldade de se encontrar este profissional? Quais as competências habilidades e atitudes que ele deve possuir parar continuar na empresa? Quais benefícios a empresa oferece para reter os de melhor desempenho? Qual o custo para a formação de um profissional de logística? Para compreender melhor esse profissional desde sua formação, foram comparadas as exigências do MEC com o que o curso de tecnólogo em logística da região analisada oferece para formar um profissional capacitado. Foram analisadas duas escolas diferentes: o Centro Universitário Salesiano de Lorena, SP, UNISAL e a Universidade de Taubaté, UNITAU.
Palavras chave: atitudes, competências, criatividade, habilidade, pro atividade, metódico , senso de observação.
Introdução
O Brasil, a logística evoluiu rapidamente nos últimos dez anos, exigindo dos profissionais da área uma visão integrada e colaborativa de todo o processo. Em função disso, o profissional de logística tornou-se cada vez mais necessário e igualmente exigido em seus conhecimentos. Para compreendemos melhor o perfil deste profissional, foi analisada a forma de atuação na região do vale do Paraíba que hoje corresponde a um importante polo industrial.
As funções assumidas pelos profissionais de logística são: ajudante de carga, conferente, estoquista, arrumador de carga, encarregado de almoxarifado, supervisor geral,