TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DISCUSSÃO TEÓRICA 3
2.1 O Consumo Desenfreado.......................................................................................4
2.2 A Inadimplência: Os impactos do endividamento da famílias brasileiras...............5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERENCIAS............................................................................................................9
ANEXOS....................................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O endividamento das famílias brasileiras é um assunto que vem chamando atenção na sociedade moderna e vem sendo tema de discussão de economistas, psicólogos e especialistas no assunto, a fim de entender e “controlar” esse consumo desenfreado. Essa questão vem se configurando como um problema social de grande importância, uma vez que persiste a situação e que cada vez mais vem crescendo o consumo.
Da forma como vem acontecendo, necessita de uma intervenção para ser melhor compreendido e por sua vez, enfrentado. Torna-se imprescindível a articulação de diversas disciplinas como a Psicologia; Antropologia; Formação Social, Política e Econômica do Brasil; Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social; entre outras como o Direito, a Educação e a Economia.
Essa nova cultura que se forma, a “cultura do consumo”, vem sendo alimentada com as inúmeras “vantagens” nas compras, com o incremento da oferta de crédito, as ofertas tentadoras, a influência da mídia, promoções, entre outras. Medidas que incentivam o consumo frequentemente e que oferecem inúmeras maneiras para o pagamento, fazendo com que o consumidor leve tudo o que deseja, do essencial ao supérfluo.
A grande problemática desse sistema capitalista é o endividamento das famílias que com tantas