TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
1.
INTRODUÇÃO 5
4. REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Este texto tem como objetivo ajudar na compreensão do processo histórico, da construção das Políticas de Seguridade Social em nosso país no que se refere a Política de Assistência Social ,como uma das principais frentes de intervenção do assistente social
E também apresenta os pontos principais da elaboração da LOAS de 1993 e importância da Tipificação Nacional dos serviços socioassistências de 2009 para a profissão de assistente social e organização dos seus serviços como: o serviço básico e serviço especial de média e alta complexidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2 .1 CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A PARTIR DA
SEGURIDADE SOCIAL DE1988.
A partir da luta de diversos grupos e movimentos sociais, como sindicatos, partidos políticos, trabalhadores da área, intelectuais, profissionais liberais, parcelas da igreja, organizações públicas e privadas entre outros, foi-se discutindo e construindo uma proposta de Lei Orgânica e de Política de Assistência Social em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão.
Um momento em que se exige do setor assistencial práticos inovadoras para demandas postas pela nova realidade em que a população crescente pedia respostas mais ágeis e efetivas de uma política assistencial, e mais especificamente do direito á seguridade social,e nela a garantia á saúde,a assistência e previdência social na constituição federal.
A Constituição Federal de 1988 é o marco legal para a compreensão das transformações e do perfil histórico da assistência social no País, que a qualifica como política de seguridade social - art. 194 da Constituição Federal:
Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar