TRABALHO INTERDISCIPLINAR II DIREITO 2 PER ODO
CURSO DE DIREITO
2º PERÍODO - NOTURNO
TI – TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Taiz Cristina dos Reis RU: 738241
Vinícius Estorillio RU: 1176187
O islamismo, considerado como uma das principais e mais influentes religiões toma a cada dia, mais espaço em todos os países orientais. A civilização ocidental por sua vez fica também a cada dia, mais chocada com terríveis guerras que se travam na Palestina bem como em diversos outros territórios, a maioria em conseqüência de Jihads (guerras santas), nas quais os líderes islâmicos procuram proteger a tradição e os interesses da religião de nações ocidentais ou rivais religiosos.
Durante a guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética, algumas nações estiveram sobre forte influência de ambos os lados, entre elas o Afeganistão.
Em 1979 a então União Soviética invade o país com o intuito de “auxiliar na implantação do socialismo, pois em 1978, os comunistas tomaram o poder no Afeganistão.
Para que o socialismo obtivesse algum sucesso no país, os soviéticos invadiram para proteger o líder afegão Hafizullah Amin, que não tinha conseguido enfrentar os Mujahedim, inimigos da união Soviética que era ateia. Os Estados Unidos vendo que era um conflito que, afetaria também seus interesses, começou então a financiar o lado dos Mujahedim, no qual não queriam que o comunismo soviético viesse a intervir no governo do Afeganistão, pois sabiam que iria extirpar a sua religião oficial, e isso ofendeu os principais líderes muçulmanos que declaram então a Jihad (guerra santa) para proteger sua nação do marxismo. Com isso, os EUA financiam o poder bélico dos Mujahedim, e estes contaram com o apoio de Osama Bin Laden para o confronto. Durante este conflito, Steve Mccurry estava no Afeganistão buscando apenas tirar fotos para ter a história de cada uma delas, ele aqui, um trecho do relato de Mccurry no Afeganistão durante a guerra:
1“É por isso que, em 1979, quando ouvi rumores de uma revolta no Afeganistão, parti sorrateiramente pela