Trabalho - interdisciplinar - administração
2 – Descreva qual estratégia de estoque seria adequada a um produto de alta saída? Explique.
O verdadeiro papel do estoque é de oferecer condições para que a empresa possa vender os produtos e entregá-los na data e hora marcada, isto irá depender da estratégia a ser utilizada pela empresa.
O estoque existe nas empresas devido a uma inadequação entre suprimento e demanda. Essa inadequação é considerada intencional em uma siderúrgica, onde é mais econômico fabricar em grandes lotes que serão armazenados para vendas futuras. A inadequação é intencional também para um varejista que prefere manter seu estoque como antecipação à futura demanda.
Desta forma, os gerentes devem executar ações que reduzam a quantidade de estoque necessária, sem aumentar os custos ou comprometer o nível de atendimento aos clientes desejado.
Se a estratégia competitiva da empresa exige um alto nível de responsividade, a empresa pode usar o estoque para alcançá-la, disponibilizando grandes quantidades de estoques próximas ao cliente. Contrariamente, a empresa também pode usar o estoque para se tornar mais eficiente, reduzindo-o e conseqüentemente diminuindo seus custos. A escolha implícita sobre o estoque está entre a responsividade, resultante da manutenção de maiores estoques, e a eficiência, resultante de estoques menores.
Uma boa gestão de estoques consiste em manter nos depósitos, mercadoria suficiente para o giro do negócio, sem problemas causados por sobras ou falta de produtos.
Como conseqüência da falta de mercadorias a empresa pode sofrer com a queda nas vendas e a perda de clientes para o concorrente. Já, quando, pela má gestão existirem sobras de estoque estas conseqüências podem ser ainda mais graves, como:
Ocupação de espaço: aumento nos custos de armazenagem;
Risco de desvalorização do estoque: obsolescência e Capital empatado: perda de oportunidades financeiras e