TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
INTRODUÇÃO
Este trabalho analisa a evolução macroeconômica brasileira, onde a economia apresenta enorme potencial de expansão.
Veremos também dados e índices do setor da economia, que vem passando por profundo mudanças estruturais.
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
INFLAÇÃO
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado de preços de produtos num determinado pais ou região, durante um período determinado de tempo. Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação a elevação dos preços de bens e serviços, ou seja, num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
Por exemplo, se num pais com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessita de R$11.00. Como o salario deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de comprar vai diminuindo. Após um ano, o salario deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
Quando a inflação está em um nível muito baixo, ocorre a estabilização dos preços, e assim, o valor dos produtos não aumenta. Desde 1994, com a implantação do real, a inflação do brasil está relativamente sob controle.
Em 2012, a inflação brasileira foi 5,84% (IPCA índice nacional de preços ao consumidor amplo). É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central do Brasil é de 4,5%, com margem de dois pontos pra mais ou para menos.
As causas que podem levar a inflação são: inflação monetária ( emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo), inflação de demanda ( demanda por produtos ( aumento de consumo) maior que a capacidade de produção do pais), inflação custos ( aumento nos custos de produção ( maquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
No brasil, existem vários índices