Trabalho Institui Es Fincaneiras
901 palavras
4 páginas
FACULDADE MULTIVIXTÉCNICO EM LOGÍSTICA
KATIELY MORAES DA ROSA
JOÃO VICTOR
LAURA FÉLIX
ADEMAR
JORGE
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
SÃO MATEUS
2014
FACULDADE MULTIVIX
SÃO MATEUS
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Trabalho apresentado á disciplina Matemática Financeira, da Professora, Mariela Barcelos para obtenção de nota relativa ao 1ª módulo.
SÃO MATEUS
2015
1. INTRODUÇÃO
Uma Instituição financeira é definida como uma organização com a finalidade de otimização de alocação de capitais financeiros próprios ou de terceiros.
As instituições financeiras exercem atividades específicas distintas que, para além de caracterizá-las, permitem classificá-las com base no papel que desempenham.
É uma organização cuja finalidade é otimizar a alocação de capitais financeiros próprios e/ou de terceiros, obedecendo uma correlação de risco, custo e prazo que atenda aos objetivos dos seus patrocinadores (no sentido da palavra inglesa stakeholder), incluindo pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesses em sua operação como acionistas, clientes, colaboradores, Cooperados, fornecedores, agências reguladoras do mercado onde a organização opere.
A Instituição Financeira opera administrando um equilíbrio delicado entre moedas, prazos e taxas negociados para os capitais que capta (passivos) e para os que aplicam (ativos) no mercado, respeitando os critérios e normas estabelecidos pelas agências reguladoras/supervisoras de cada mercado onde atue.
2. INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
É função das instituições financeiras decidirem sobre a aprovação ou não da solicitação de empréstimo, bem como liberar os recursos financeiros para as microempresas e empresas de pequeno porte.
A existência de instituições financeiras decorre do fato de um certo número de agentes disporem de poupanças líquidas e de outros, pelo contrário, terem necessidade de financiamento. Na prática, desempenham assim um papel de