trabalho inicio
O movimento Art Nouveau, surgiu na França na década de 1890.
É considerado ainda responsável pela criação do moderno desenho industrial e design gráfico, tendo contribuído até mesmo para a arquitetura moderna. A partir deste movimento, nasceu a ideia de artistas criarem em suas pranchetas os objetos a serem industrializados.
Movimento facilmente identificado por seus elementos marcantes: curvas e linhas sinuosas entrelaçadas. Floresceu como um estilo decorativo, baseado em motivos florais, com formas retorcidas e orgânicas.
Lançou mão dos novos materiais disponíveis no mundo moderno, tais como, cimento, o ferro e o vidro.
Características:
Feminilidade nas formas,
Formas alongadas,
Assimetria,
Motivos de temática naturalista como florais e animais,
Tons pastéis e cores da natureza,
Predominância das curvas.
Principais Artistas: Emile Gallé e Alphonse Maria Mucha.
White Star -1899 - by Alphonse Maria Mucha
A equipe do coletivo A ’shop em frente ao grafite Our Lady of Grace. 2011
2 . Art Deco
Em 1925, em Paris, ocorreu o que podemos chamar de auge da Art Decó, na
Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas. Em um primeiro momento o movimento da Art Decó era visto como um estilo mais luxuoso, com o uso de materiais como o marfim e a jade, neste período a arte ficou muito ligada aos anseios artísticos da burguesia europeia.
No final da década dos anos 20 o movimento passou a ganhar força nos Estados
Unidos, partindo para o caminho do design industrial, utilizando de novos materiais para a produção em larga escala, e assim invadindo a vida cotidiana da população em geral. O movimento representou adaptação da sociedade em um modo geral, criando design para edifícios, esculturas, joias, iluminarias e móveis, todos geometrizados. No Brasil foi influenciado pelo movimento no final da década dos anos 20, principalmente em sua arquitetura, várias construções podem ser encontradas com o design decó, como por exemplo: O