TRABALHO INFORMAL NO COMERCIO DE MURIAÉ MG

1245 palavras 5 páginas
A INFORMALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO MURIAEENSE

ORIGEM DA DENOMINAÇÃO: TRABALHO INFORMAL.
A evolução do mercado de trabalho brasileiro na última década foi marcada por fenômenos classificados pelos especialistas como crescimento da informalidade. A chamada Economia Informal tem se expandido no país nas últimas duas décadas. No entanto, precisar o que se está denominando de "informal" ainda é uma tarefa árdua do ponto de vista conceitual.
A primeira definição oficial de "Setor Informal" aflorou na publicação de um estudo da OIT sobre a economia do Quênia, no ano de 1972. De acordo com este documento, dois tipos de mercado de trabalho funcionavam simultaneamente:
a) um setor formal, cujo funcionamento das atividades foi definido como tendo barreiras à entrada, com recursos externos, sistema de propriedade impessoal, operando em mercados amplos e protegidos por cotas e tarifas, grandes escala de produção, processos produtivos de tecnologia moderna e intensivos em capital e mão-de-obra qualificada;
b) um setor informal, definido pela inexistência de barreiras à entrada, aporte de recursos de origem doméstica, propriedade individual, operando em pequena escala, processos produtivos intensivos em trabalho, atuando em mercados competitivos e não regulados.

O TRABALHO INFORMAL NO BRASIL
Entre os fatores que dão força ao trabalho informal no Brasil está o excesso de tributos incidentes sobre o emprego e a falta de tratamento mais favorável à microempresa. Por influência de crises econômicas e da substituição do trabalho humano por máquinas, o aumento do desemprego fez com que mais pessoas se tornassem trabalhadoras de rua (camelôs), sem garantias como férias, décimo terceiro salário, hora extra remunerada, FGTS, licenças maternidade e paternidade e seguro-desemprego.

TRABALHO IMFORMAL: O QUE É?
"O trabalho formal é, no Brasil, o trabalho com benefícios e carteira profissional assinada. Consiste em trabalho fornecido por uma empresa, com todos os

Relacionados