Trabalho infantil
Com uma análise da infância através dos tempos, nesta pesquisa foi feito um resgate histórico desde o século XIII, para conhecer-se o mundo em que viviam as crianças daqueles tempos, até o presente, onde vivem as crianças da atualidade, onde o cavalo-de-pau foi substituído pelo games do computador, e a boneca-de-pano pela boneca eletrônica.
Constatou-se que apesar de os tempos e as coisas terem mudado, a criança continua inocente, ingênua e curiosa pela descoberta de um mundo desconhecido, dominada e explorada pelos adultos, como sempre foram em todas as épocas e nos diferentes regimes políticos e econômicos da história da humanidade.
A despeito do interesse dos governantes em proteger a infância, do trabalho precoce, e da criação vários instrumentos legais de proteção tais como a Constituição o a CLT e o ECA, este continua sendo objeto de exploração no mundo inteiro. Nossas crianças continuam subjugadas aos mais diferentes tipos de trabalhos nas zonas rurais ou urbanas, trabalhando nas olarias e carvoarias, nos