trabalho infantil
O trabalho infantil ou melhor a “escravização” de crianças de forma geral, é proibido por lei, e como as crianças são submetidas a trabalhos pesados. Além de proibida, as formas de trabalho infantil é crime, resultado em penalidade.
Qual quer forma de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com idade abaixo do mínimo para o trabalho de acordo com as leis do país, e isso é considerado como exploração infantil, sendo este um problema muito comum em países subdesenvolvidos, infelizmente o Brasil está incluso dentre as estatísticas do país. O trabalho infantil geralmente ocorre pela falta de alimento ou de dinheiro, pensando nisso, a criança se submete ao trabalho antes do tempo para tentar ajudar a família financeiramente, e como conseqüência, deixa de ir para a escola. Geralmente, estas famílias são muito pobres e contam com mais de três filhos, assim se torna cada vez mais comum a presença de crianças e adolescentes vendendo balas e doces no cruzamento e no centro das grandes cidades. Crianças que auxiliam seus pais a fim de aumentar a renda de sua família, outras que são exploradas sexualmente, meninas que trabalham como domésticas na classe média alta. As ruas são tomadas de crianças vendendo bala, vendendo jornal no semáforo e muitas apanham senão voltarem com dinheiro para casa. Mas qual é a causa de tudo isso? A miséria amedronta, chegar em casa e não ter o que colocar no prato, ver o filho passar frio, fome.
A falta de oportunidade de trabalho, a renda baixíssima dos pais, a não alfabetização, também são fatores que contribuem para a pobreza.
Pode tornar-se um criminoso ou prostituta? Talvez, porém, hoje notamos que os movimentos, as denúncias, aumentam a cada dia contra a exploração do trabalho infantil.
Imagens
Referências bibliográficas