trabalho infantil
Extinção do usufruto
Quanto ao sujeito, pode ocorrer pela morte do usufrutuário; por renúncia expressa, diferentemente do direito de propriedade que é irrenunciável (exceto no instante da renúncia da herança); e por culpa do usufrutuário que deprecia o bem concedido em usufruto.
Quanto ao objeto, pode ocorrer por destruição total da coisa concedida em usufruto, pois o direito não sobrevive sem o objeto.
Quanto à relação jurídica, pode ocorrer pela consolidação, reunião do domínio e do usufruto na mesma pessoa (quando o usufrutuário adquire a nua-propriedade ou o nu-proprietário adquire o usufruto – confusão nas servidões prediais); pelo termo de sua duração prefixada no título constitutivo – dies ad quem como evento futuro e certo; implemento de condição resolutiva; por decadência, diferente da propriedade que é imprescritível e tem duração prolongada mesmo quando não há uso; por cessação do motivo, caso do usufruto legal dos pais sobre bens do filho menor nas ocasiões de perda do poder de família; por resolução da propriedade. Vale ressaltar que o usufruto de empresa perdura até a extinção da pessoa jurídica ou até trinta