Trabalho infantil
CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 1º SEMESTRE
RELATÓRIO: TRABALHO INFANTIL: Causas e Consequências
PÓLO: JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ (7267)
PROFESSORA EAD: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
MARCYA PEREIRA DA SILVA
Trabalho infantil: Causas e Consequências
Junho de 2011
O Trabalho Infantil no Brasil é uma grande hipocrisia da sociedade, o País não tem lei, não tem trabalho e salário justo para os pais de família sustentarem seus filhos com dignidade até a fase adulta onde podem estudar e ter uma carreira profissional de sucesso. Infelizmente o País não oferece condições ao camponês, ao homem da roça, onde muitas vezes precisa colocar seus filhos para trabalharem cedo demais. O trabalho certamente forma um homem de bem, mas criança realmente é para estar na escola.
Sabemos que o Governo tem o PETI - Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, que seria para jovens de até 16 anos trabalhar/aprendendo, sendo acompanhados como menor aprendiz, um modo de estágio, mas infelizmente não funciona, existem muitas crianças menores que isso fora da escola tendo que ajudar no trabalho, principalmente na roça, e isso atrapalhar o desenvolvimento escolar que é justamente o período que a criança está em fase de aprendizagem. Mas se chegar uma pessoas de condições melhores em empresas e pedir para colocar seus filhos como menores aprendizes aí sim, isso funciona. Mas os mais pobres dificilmente tem essa chance.
A alimentação, o carinho, o afeto em casa, a educação dos pais que também muitas vezes não conseguem estudar por causa, justamente do trabalho cedo demais, isso causa um grande desconforto familiar. Muitas vezes a alimentação precária impede o raciocínio lógico do ser humano. As necessidades extras que fazem parte da vida como: vestuário, saneamento básico, habitação, são detalhes da vivência do ser humano, coisa que o governo lança inúmeros projetos mas que não saem do papel. Pois não